Coordenador : Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394785.2206.247331.21052023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto atenderá aos alunos da escola de Enfermagem da UFF , Odontologia, Medicina , Bio Medicina , Nutrição , Fonoaudiologia, Liga Acadêmica da LIBRAS , bem como aos profissionais que atuam no Instituto Vital Brasil estabelecendo uma formação específica tendo em vista que os serviços de saúde não possuem profissionais capacitados para atender a essa demanda excluída linguisticamente por falta de acessibilidade a um atendimento com excelência.
Local de atuação: Os locais onde serão realizadas as atividades do projeto em NITERÓI são: campus Escola de Enfermagem e no campus Gragoatá - UFF para as capacitações e eventos: Curso de Libras para Saúde Jornada Cientifica e Tecnológica da UFF Workshop de Libras para Saúde Workshop Cultura e Comunidade Surda Workshop Cultura e Literatura Surda II Encontro de Libras & saude
Objetivo
Propiciar a melhoria na qualidade do acesso à saúde por parte das pessoas com surdez – surdos sinalizadores e pessoas com deficiência auditiva. Despertar o interesse dos profissionais de saúde e que atuem em laboratórios acessibilidade e comunicação das pessoas com deficiência auditiva, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus familiares, possibilitando inclusão social. Promover palestras, cursos , oficinas, Fóruns e Jornada Acadêmica Científica e finalizando com Encontros de Libras em Saúde, com foco na acessibilidade dos surdos à saúde, destinadas às pessoas def auditivas que atuam direta ou indiretamente em laboratórios , aos acadêmicos e aos profissionais da área da saúde. Promoção de Cursos de Libras nos módulos 1 a 4 para os Extensionistas e Ligantes . Curso de Libras em Saúde - Módulos 1 a 4 - Especifico das seguinte áreas : Medicina , enfermagem , nutrição , farmácia , odontologia , fonoaudiologia, fisioterapia, ciências Biológicas , Biotecnologia . Disponibilizar de Materiais informativos acessíveis em Libras através de vídeos junto com a Liga Acadêmica de Libras .São princípios e finalidades da Liga Acadêmica de Libras em Saúde: O ensino, a pesquisa e a extensão por meio de palestras, simpósios, seminários, minicursos e interação dos alunos com a sociedade a fim de promover a conscientização. Aprimorar a relação dos futuros profissionais da saúde com os pacientes especiais para o aperfeiçoamento da prática clínica. Incorporar conteúdo teórico prático a formação acadêmica do aluno. Promover a interdisciplinaridade a fim de melhorar o processo de aprendizagem além da aproximação entre discentes e docentes das mais diversas áreas da saúde. área em Libras.
Resumo
O projeto Libras em Saúde : Um estudo Sinonímia de Práticas e Saberes na Biossegurança é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) apoiado por colaboradores funcionários da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), Unidade Básica de Saúde, Hospitais , Laboratórios do Instituto Vital Brasil , Laboratórios da Fiocruz, Policlínicas ,e visa à melhoria na qualidade do acesso à saúde dos surdos . Os surdos encontram-se em grupos vulneráveis e desfavorecidos que sofrem uma Barreira Linguística por impedimento na comunicação ,para terem acesso a serviços básicos . A Liga Acadêmica de Libras em Saúde e regida pelo presente estatuto sendo um órgão representativo dos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde, sendo eles: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, entre outros, os quais são todos da Universidade Federal Fluminense. O objetivo principal é despertar o interesse dos profissionais da saúde para a melhoria no atendimento clínico e hospitalar das pessoas surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ,bem como profissionais que atuam na saúde possibilitando inclusão social. O desenvolvimento do projeto prevê o oferta de palestras, cursos e oficinas com foco na acessibilidade dos surdos à saúde e biossegurança, assim como a promoção de campanhas de conscientização destinadas às pessoas com surdas, acadêmicos e aos profissionais da área da saúde. Promover a interdisciplinaridade a fim de melhorar o processo de aprendizagem além da aproximação entre discentes e docentes das mais diversas áreas da saúde para o aperfeiçoamento na prática clínica.